CONFIRA AS DICAS PARA PROTEGER SEUS DOCUMENTOS NO CARNAVAL

Em caso de perda ou roubo de documentos, é importante seguir alguns passos para evitar o uso indevido como fraudes em seu nome

 

A poucos dias da maior festa popular do país, o Carnaval, muitos já estão com o roteiro definido para aproveitar o feriado prolongado, seja no agito dos blocos de rua, no sambódromo ou nos salões, seja descansando em algum lugar distante da folia. Independente do destino, para evitar a perda ou roubo dos documentos pessoais é preciso ter alguns cuidados.

 

Para que as pessoas não passem essa dor de cabeça, comum em feriadões prolongados como este, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC preparou algumas dicas:

 

Dica nº1: Leve apenas o necessário

Antes de sair de casa verifique quais documentos estão na bolsa ou carteira, avalie se realmente todos os cartões, documentos e cheques serão usados. É aconselhável ter consigo apenas itens imprescindíveis.

 

Dica nº2: Cartões e folhas de cheque

Se o consumidor tiver mais de um cartão, deve concentrar as despesas apenas em um deles e deixar os demais em casa. Já para folhas de cheque, é aconselhável destacar apenas uma ou duas folhas sem preencher nenhum campo ou assinatura, deixando o talão em casa.

 

Dica nº3: Documentos de Identificação

É imprescindível ter sempre em mãos um documento de identificação, mas não é preciso ter todos ao mesmo tempo na carteira, leve apenas o RG ou a Carteira de Habilitação. Guarde em um local seguro, preferencialmente junto ao corpo, como numa pochete, doleira ou bolsa pequena, junto a algum dinheiro e o cartão de crédito ou débito.

 

Dica nº 4: Cuidado com itens nos bolsos

Guardar documentos nos bolsos não é seguro. Por isso evite deixar cartões, dinheiro ou documentos nos bolsos traseiros de calças, saias, shorts ou bermudas. Além de prevenir roubos, evita também que as coisas caiam ao ir ao banheiro, ao sentar ou ao dançar.

 

Dica nº 5: Tumultos

Ao perceber movimentação diferente ou suspeita, o consumidor deve tentar manter-se afastado da aglomeração. Se possível, deve procurar algum estabelecimento próximo ou dirigir-se para o lado oposto. Nesses momentos algumas pessoas podem se aproveitar da situação para realizar roubos, não só de documentos, como também de aparelhos celulares.

 

Se mesmo após seguir as dicas acima, ocorrer o roubo ou a perda de documentos, o consumidor deve registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia e em seguida entrar no site www.consumidorpositivo.com.br e utilizar o serviço SOS Cheques e Documentos. Ao efetuar o alerta, os lojistas e instituições financeiras receberão o aviso, para que se previnam caso alguém tente utilizar os mesmos em compras indevidas. Desta forma, fraudes utilizando seus dados poderão ser evitadas.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *